As muitas caras da Poesia

9.01.2007

DEZ questões sobre CANTIGAS


Ontem prometi em sala postar alguns exercícios que pudessem, humildemente, auxiliar na sua preparação para ser universitário 2008. Logo após alguns alunos pediram que eu iniciasse pelo conteúdo do programa 1 que se inicia por cantigas. Vontade expressa, vontade realizada. Não vou me furtar o prazer de alternar questões com o que mais gosto: poemas, de todos os jeitos e formas, mas agora mãos a obra, resolva e comente, BLOG SEM INTERAÇÃO NÃO É BLOG, será um prazer ler o que achas, seja o que for: pedidos, reclamações, sugestões. A resolução vem daqui a uma semana. Chega de blá e vamos as questões:
01. No período medieval, o poema lírico expressa-se por meio das cantigas de amigo e das cantigas de amor. Leia os fragmentos abaixo, do poeta lírico D. Dinis, e estabeleça as diferenças entre os dois tipos de produção poética.

Fragmento 1: cantiga de amigo
“Ai flores, ai flores do verde pinho,
se sabedes(1) novas do meu amigo!
Ai Deus, e u é(2) ?
Aí flores, ai flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado!
Ai Deus, e u é?
Se sabedes novas do meu amigo,
aquel que mentiu do que pôs comigo(3) !
Ai Deus, e u é?”

Fragmento 2: cantiga de amor
“Quer’eu en maneira de proençal(1)
fazer agora un cantar d’amor
e querrei muit’i loar mia senhor(2) ,
a que prez(3) nen fremosura(4) non fal(5)
nen bondade, e mais vos direi én(6) :
tanto a fez Deus comprida de bem(7)
que mais que todas las do mundo val(8)”.
(1) Sabedes =sabeis
(2) E u é = onde está ele
(3) Aquel que mentiu do que pôs comigo = aquele que faltou com o que prometeu

(1) Quer’eu en maneira de proençal = quero à moda provençal
(2) e querrei muit’i loar mia senhor = quererei muito aí louvar minha senhora
(3) Prez=respeito, honra
(4) Fremosura = formosura
(5) Fal= falta
(6) én =sobre ela
(7) comprida de bem= cheia de qualidade
(8) val=vale

I. Nas cantigas de amor, este sentimento é correspondido; nas cantigas de amigo, o amor é expresso pela saudade.
II. O amor é cantado pelo próprio poeta nas cantigas de amor; nas cantigas de amigo o trovador assume o eu-feminino, a voz da mulher.
III. A coita, o sofrimento amoroso, aparece nas cantigas de amor; nas cantigas de amigo, o eu-lírico está ligado à natureza.
As afirmativas corretas são:
a) I, II e III
b) II e III
c) I e III

d) II
e) III

2.Leia o fragmento de um texto de D. Dinis:

"Amiga, muit'há grand sazon (há muito tempo)
que se foi d'aqui com el-rei
meu amigo; mais já cuidei
mil vezes no meu coraçon
que algur morreu co pesar,(em alguma parte)
pois non tornou migo falar.”

A respeito do fragmento literário acima, podemos dizer que:
I. Trata-se de uma poesia trovadoresca do Período Medieval.
II. É cantiga de amigo, de tradição popular, simples e espontânea.
III. É cantiga de amor, com certos requintes de linguagem.
IV. Nela, o trovador se coloca na posição da amada que anseia pelo regresso do seu amado.
V. Nela, o poeta é servo da mulher amada, idealizando-a como ser inatingível.
O correto está em:
a) I
b) I, II e IV.
c) I, III e V.
d) III e IV.
e) I, II, III, IV e V.

03. Observe o comentário de Celso Cunha sobre as cantigas de amigo:
“Nada de estranho apresenta enfim, o ato de a namoradinha, acompanhada de amiga, ir encontrar-se com a mãe no mesmo lugar em que estaria o amado. Nem todas as mães são acusadas pelos trovadores de guardarem suas filhas. De algumas se diz até que lhes facilitavam os colóquios com os namorados”.

Do comentário podemos deduzir que:

A) O comportamento da mãe é tipificado de acordo com a ação da maioria
B) Pode-se identificar claramente três das principais características das cantigas: o diálogo com a mãe e as amigas; o encontro com o amigo e o clima de angústia que antecede esse encontro.
C) O tipo de mãe abordado no trecho é raro nas cantigas e por isso causa estranheza.
D) Não há um comportamento padronizado para as “personagens”, mas flexível, situacional.
E) O sensualismo que permeia o relacionamento é aceito pela estrutura familiar.

04. “Ai senhor fremosa, por Deus
e por quam boa vos El fez,
doede-vos agua vez
de mim e destes olhos meus,
que vos viron por mal de si,
quando vos viron, e por mi.

E, porque vos fez Deus melhor
de quantas fez e mais valer,
querede-vos de mim doer
e destes olhos meus, senhor,
que vos viron por mal de si,
quando vos viron , e por mi.

E, por que o al1 não é ren2,
senon o bem que vos Deus deu,
qurede-vos doer do meu
mal e dos meus olhos, meu bem,
que vos viron por mal de si,
quando vos viron, e por mi.”

Sobre a cantiga é correto afirmar:

I.Trata-se de uma cantiga de amor de mestria
II.A indiferença da amada é enfatizada no questionamento do eu-lírico.
III.Nota-se claramente características como: Teocentrismo, vassalagem amorosa, coita d'amor e conversa entre o eu-lírico e a amada
IV.Existe em todas as estrofes a ligação entre versos feita pelo recurso da ata-fiinda.
V.Uma das comprovações da linguagem paralela é a utilização do leixa-pren.

São corretas:

A) II, III e IV
B) I e IV
C) III, IV e V
D) II e IV
E) I, II e III

05. (Unama – adaptada) Texto A

– Ai flores, ai flores do verde pinheiro sabe alguma notícia do meu namorado?
Ai, Deus, onde está?

– Ai flores, ai flores do verde ramo, sabe notícias do meu amado?
Ai, Deus, onde está?

(Cantiga de D. Diniz – adaptação)

Texto B

Às vezes no silêncio da noite
eu fico imaginando nós dois ...
Eu fico ali sonhando acordado,
Juntando
o antes, o agora e o depois

Por que você me deixa tão solto?
Por que você não cola em mim?
Estou me sentindo muito sozinho!
Por que você me esquece e some?
Fala que me ama,
só que é da boca pra fora ...
Ou você me engana, ou não está madura!
Onde está você agora?

(Peninha)

Mais de 600 anos separam o texto medieval de D. Diniz da canção da música popular brasileira, do Peninha. No entanto, a respeito deles é correto afirmar que:

I – A base do questionamento do eu nas duas canções é o mesmo: a ausência da pessoa amada.
II – Em ambos, o que se repete, implicitamente, é a aflição e a incerteza sobre a pessoa amada, o que no texto A se reflete na estrutura paralelística.
III – As duas canções podem ser classificadas tanto como cantiga de amor quanto como cantiga de amigo.

O correto está em:

a)I, II e III
b)I e II
c)II e III
d)I e III
e)apenas a I

06. Leia atentamente o texto abaixo, considerando a sua temática e forma:
Ondas do mar de Vigo,
se vistes meu amigo!
e ai Deus, se verrá cedo!

Ondas do mar levado,
se vistes meu amado!
e ai Deus, se verrá cedo!

Se vistes meu amigo,
o por que eu sospiro!
e ai Deus, se verrá cedo!

Se vistes meu amado,
por que ei gram cuidado!
e ai Deus, se verrá cedo! (Martim Codax)
(In: NUNES, José Joaquim. Can­tigas [...]. Lisboa: Centro do Livro Brasileiro, 1973. v. 2, p. 441.)
Obs.: verrá = virá; ei = tenho; gram = grande.
Acerca do poema, é CORRETO afirmar:
(A)O uso de refrão e o paralelismo justificam a classificação como cantiga de amor.
(B)A referência à natureza é meramente convencional, não expressando intimidade afetiva.
(C)A expressão do sofrimento amoroso — “por que ei gram cuidado!” — está de acordo com os padrões da cantiga de amor.
(D)A enamorada, saudosa, dirige-se às ondas em busca de notícias do amigo que tarda.
(E) Versos como “se vistes meu amado!” traduzem uma atitude de vassalagem amorosa.

7.“Um tipo peculiar de cantigas de amigo é o das paralelísticas, que aliam uma simplicidade de motivos e recursos semânticos ao elaborado arranjo da sua expressão, através de um esquema de repetitividade que enriquece o sentido pelo tom de litania e sugestão encantatória, muitas vezes magoada, perplexa ou interrogativa, que cria”.O trecho que melhor se enquadra na definição acima é...

(A) “A dona que eu am'e tenho por Senhor
amostrade-mh-a Deus, se vos en prazer for,
se non dade-mh-a morte.”
(B) “Ai dona fea! Foste-vos queixar
Que vos nunca louv'en meu trobar
Mais ora quero fazer un cantar
En que vos loarei toda via”
(C) “Da mià senhor, que eu servi
sempr' e que mais ca mi amei,
veed', amigos, que tort' hei,
que nunca tam gram torto vi”
(D) “esta coita sofr' eu:
por vós, senhor, que eu
vi polo meu gram mal;
e melhor mi será
de morrer por vós já;
e, pois me Deus nom val,
esta coita sofr' eu:
por vós, senhor, que eu”
(E) “Um tal home sei eu, ai bem talhada,
que por vós tem a sa morte chegada;
vedes quem é (e seed' ém nembrada):
eu, mià dona.”

8.Observe com atenção a cantiga abaixo composta pelo Rei-trovador, D. Diniz.
Um tal home sei eu, ai bem talhada,
que por vós tem a sa morte chegada;
vedes quem é (e seed' ém nembrada):
eu, mià dona.

Um tal home sei [eu] que preto sente
de si [chegad' a] morte certamente;
vedes que[m] é ([e] venha-vos em mente):
eu, mià dona.

Um tal home sei [eu], aquest' oíde
que por vós morr', e vó-lo [ém] partide;
vedes que[m] é ([e] nom xe vos obride):
eu, mià dona.
Sobre o texto é correto afirmar:

(A) O paralelismo, conhecido como refrão, reforça a submissão do eu-lírico à amada, demostrando mais claramente a presença da vassalagem amorosa
(B) A referência a “Um tal Home” mostra que a cantiga se refere a quelquer um amante, já a antecipando os personagens tipo que aparecerão mais tarde na literatura medieval
(C) O Teocentrismo está presente porque a cantiga é uma súplica feita a Deus para que a amada não esqueça o eu-lírico.
(D) Apesar de ser uma cantiga de refrão, não há uma idéia básica que se repete por todo o texto, mostrando que é possível uma variação nas cantigas paralelas
(E) A cantiga quebra um dos princípios da coita amorosa já que o eu-lirico dirige-se diretamente para a amada.



9.Leia a cantiga abaixo:

( Afonso Sanches)
Dizia la fremosinha:
ai, Deus, val!
Com’estou d’amor ferida!
ai, Deus, val!
Dizia la bem talhada
ai, Deus, val!
Com’estou d’amor coitada!
ai, Deus, val!
Com’estou d’amor ferida!
ai, Deus, val!
Nom vem o que bem queria!
ai, Deus, val!
Com’estou d’amor coitada!
ai, Deus, val!
Nom vem o que muit’amava!
ai, Deus, val!”
Vocabulário
fremosinha: formosinha
ai, Deus, val!: ai, valha-me Deus!
bem talhada: bem feita, elegante, bonita.
coitada: infeliz, cheia de sofrimento amoroso.

Sobre o texto é correto afirmar:

(A) O refrão Teocêntrico, reforça o caráter popular das cantigas de amigo
(B) É uma típica cantiga de amigo que demostra a espera triste pelo amado distante
(C) Trata-se de uma cantiga que expressa sentimentos amorosos masculinos, como fica evidente na coita.
(D) A fala da mulher é evidente em todos os versos da cantiga o que faz dela uma cantiga de amigo.
(E) O sofrimento amoroso do eu-lírico é apenas uma estratégia para trazer seu amado que serve ao rei, como demonstra claramente os versos da cantiga

10.No trecho:
Levad’, amigo, que dormides as manhanas frias,
todalas aves do mundo d’amor diziam.
Leda mi and’eu.
Levad’, amigo, que dormide-las frias manhanas
todalas aves do mundo d’amor cantavam.
Leda m’and’eu.
(A) O elemento coesivo usado entre o quarto e quinto versos comprova a pouca preocupação com a construção poética que tinham os trovadores.
(B) Nos versos, o amigo distante, dorme e sonha com a volta para a amada.
(C) A presença da natureza já demonstra uma influência do bucolismo clássico na produção medieval
(D) O sentimento da coita está presente principalemnte no refrão da cantiga de amigo
(E) O trecho foge do modelo, já que apresenta um eu-lírico contente pela proximidade com o amado.

19 Comments:

  • obrigada professor.

    tu és doce-amargo que faz-me pôr sorrisos bobos na sala de aula.
    inacreditavelmente és admiravel.


    tua aluna, não sei se lembraras.


    beijos.

    By Blogger Isamara Paes, at 9:18 AM  

  • tua aula é algo como fazer o tempo voar, com cócegas.



    [a menina do cabelo estranho que vai fazer letras, eu.]

    By Blogger tayná., at 5:17 PM  

  • ESTOU USANDO MEUS SUPER PODERES PARA RESPONDER SUAS QUESTÕES (RISOS)
    QUESTÃO 01 ITEM III: MINHA DÚVIDA ESTA RELACIONADA AO FATO DE NAS CANTIGAS DE AMIGO O EU LÍRICO "CONVERSA" COM A NATUREZA QUANDO ELE ESTA SÓ MAS ELE SÓ FAZ ISSO QUANDO ESTA SÓ?

    QUESTÃO 03
    AFINAL A FILHA MENTE PARA A MÃE NESSAS CANTIGAS? ISSO É EM TODAS OU EXISTE EXCESSÕES?

    QUESTÃO 06
    O USO DO PARALELISMO NÃO É UMA EXCLUSIVIDADE DA CANTIGA DE AMIGO OU DE AMOR NÃO É MESMO? ELE É USADO NAS CANTIGAS E PONTO NÃO É?
    Muito obrigada por mais essa!

    ASS:grandetais,o rsto voce ja sabe risos de novo.

    By Anonymous Anônimo, at 9:53 PM  

  • Olá, professor!!!
    è um pouco inconveniente, mas
    não encontrei as resposta...
    sendo que você havia me falado no cursinho que já havia postado...
    Poderia me informar aonde esta?
    bjuuu
    Leidian

    By Anonymous Anônimo, at 7:21 PM  

  • Prooooooof!!!
    Tô "atacando" por todos os lados,hihihihi.
    Já que teve post de Literatura para ajudar os alunos, que tal de Língua Portuguesa (vestibulinho)para ajudar uma ex-aluna loucamente desesperada???
    Hum???
    Obrigada!!
    Bjs.

    By Anonymous Anônimo, at 2:31 PM  

  • 1°-e)
    no pimeiro fragmento a cantiga ela possui refrão
    jah no segundo naum possui :D

    2°-b)

    3°-c)

    4°-d)

    5°-d)

    6°-b)

    By Anonymous Anônimo, at 11:30 AM  

  • 1-b
    2-c
    3-a
    4-b
    5-b
    6-d
    7-d
    8-b
    9-c
    10-a

    By Blogger Unknown, at 11:34 AM  

  • Nada mais lindo do que um amor que começa à Beira- rio- bahia ... Um primeiro amor e único...

    beijos

    By Anonymous Anônimo, at 10:28 AM  

  • E se ...?

    By Anonymous Anônimo, at 10:41 AM  

  • Prof ql eh o gabarito correto?

    By Blogger Quimera, at 6:17 PM  

  • 1-b
    2-b
    3-d
    4-c
    5-b
    6-d
    7-d
    8-a
    9-d ou b fiquei na duvida pq tem um trecho que fala "non svem o que mui amava"
    10-b

    By Blogger Quimera, at 7:04 PM  

  • Prof. qual é o gabarito oficial?
    obrigada,

    By Blogger Unknown, at 8:03 PM  

  • Adorei as questões, mas qual é o gabarito. Vc poderia colocar? abraço

    By Blogger Eneida Spatti, at 10:21 PM  

  • Gostaria de saber o gabarito.

    By Anonymous Soraia, at 9:01 AM  

  • cade o gabarito dhooo

    By Anonymous Anônimo, at 5:12 PM  

  • cade o gabarito dhoooo

    By Anonymous Anônimo, at 5:13 PM  

  • cd

    By Anonymous Anônimo, at 5:13 PM  

  • cade o gabarito dhooo

    By Anonymous Anônimo, at 5:13 PM  

  • Que pena, não encontrei o gabarito.

    By Anonymous Anônimo, at 5:42 AM  

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