MAIS SOBRE O VESTIBULAR.

O período do Vestibular está cada vez mais próximo, com isso me sinto na obrigação de fazer mais alguns comentários com o intento de ajudar aos leitores tão amados do meu blog ou de, pelo menos, propiciar espaço para reflexões o que com certeza já ajuda. Resolvi então comentar a questão que mais deu problema no vestibular da UNAMA do ano passado, a maioria já conhece, mas ai está ela para matar a saudade:
“Dizem que em algum lugar, parece que no Brasil, existe um homem feliz”. A frase do poeta russo Vladimir Maiakovski ecoa uma milenar tradição de profecias e presságios que têm como objeto um paraíso chamado Brasil,(GRIFO MEU) seja ele o país descoberto há cinco séculos, seja um lugar imaginário. Resumo da ópera: Jorge Mautner (Geléia Geral/Warner) achou que a coisa dava samba, encomendou a canção. A encomenda dá a emergência que leva à catarse. É ato de fé. Gilberto Gil concordou e assim nasceu, no fim do ano passado, o samba de exaltação (GRIFO MEU) “Outros viram”, primeira canção composta pelo baiano desde que virou ministro da Cultura. A canção vai integrar o próximo disco que, em fase de mixagem, terá, além da voz de Gil, participações do Afro Reggae, de Caetano Veloso e de Preta Gil. Conheça alguns trechos da canção “Outros viram”:
(Fragmento do uma reportagem de Arnaldo Bloch para O Globo, publicada em 12/05/2006)
(...)
“O que Walt Whitman viu
Maiakovski viu
Outros viram também
Que a Humanidade vem
Renascer no Brasil
(...)
Todos disseram amém
A essa luz que surgiu.
Roosevelt que celebrou nossa miscigenação
Até a considerou como sendo a solução
Pro seu próprio país
(...)
Rabindranath Tagore também profetizou
Ousou dizer que aqui surgiria o ser do amor
Ser superior, da paixão, da emoção, da canção
Terra do samba, sim, e do eterno perdão
Maiakovski ouviu
A sereia do mar
Lhe falar de um gentil
De um povo mais feliz
Que habita esse lugar
Esta terra do sol
Esta serra do mar esta terra Brasil
Sob este céu de anil
Sob a luz do luar.”
3. A respeito do texto lido, a alternativa correta é
a)O comentário de Bloch aponta para o fato de que a nova canção do compositor e ministro Gilberto Gil manifesta um certo idealismo renascentista, ao lado do conflito gerado pela necessidade de viver a vida mundana ao mesmo tempo em que busca a pureza da fé, seguindo o modelo barroco do também baiano Gregório de Matos Guerra.
b)Os versos de Gil : “Rabindranath Tagore também profetizou /Ousou dizer que aqui surgiria o ser do amor/Ser superior, da paixão, da emoção, da canção.” expressam um relacionamento muito semelhante à vassalagem amorosa, uma das características temáticas das cantigas medievais que fazem parte da poesia trovadoresca.
c)A leitura do texto de Bloch, complementada pelos versos da nova canção de Gil, nos leva a concluir que, nessa, a linguagem usada, para exprimir problemas humanos, é produto de um intenso trabalho de elaboração formal, a partir de elementos das mais diversas origens: regionalismos, termos científicos, em estilo único – características modernistas semelhantes às presentes na obra de Guimarães Rosa.
d) Na seguinte passagem do texto de Bloch: “e assim nasceu, no fim do ano passado, o samba de exaltação”, a expressão grifada sintetiza, na visão do jornalista, a presença do nacionalismo e do ufanismo românticos que se manifestam, na canção de Gil, pela exaltação da natureza pátria, pelo retorno à parte de um passado histórico e pela valorização da gente brasileira.
Não sei se a dificuldade adveio do tamanho da questão ou da necessidade de fazer a relação interpretativa de dois textos, possivelmente das duas coisas. Na verdade a resposta da questão está toda no texto UM, o samba de Gil propriamente dito apenas ressalta as características já expostas no um. Achei por bem grifar dois momentos que elucidam a relação do texto com os períodos literários: UM PARAÍSO CHAMADO BRASIL - no qual você pode perceber duas referências: 1. a religião, levantada pela palavra paraíso 2. A Pátria, pela citação do país. Com a leitura que continua é DESCARTADA a idéia religiosa. Fica-se então com a referência a PÁTRIA, típica da ESCOLA ROMÂNTICA, que por sinal já tinha sido o assunto das duas questões anteriores da prova,( muitos sinais não é mesmo?, e você como "o profeta" deve ter visto"); A relação com o romantismo fica ainda mais evidente quando o autor cita o SAMBA EXALTAÇÃO, prática comum dos românticos da primeira geração, como o autor da tão conhecida CANÇÃO DO EXÍLIO, Gonçalves Dias.SABENDO disso você partiria decidido para as alternativas:
A - Aponta para o lado religioso: barroco, que descartamos, ao perceber que paraíso tem uma relação clara com a PÀTRIA e não com lado celestial, católico.
B - PARA que houvesse vassalagem, o ser do amor deveria se RELACIONAR e não apenas surgir, além é claro das outras evidências, que afastam a questão do medievalismo.
C- Só a referência a catarse = processo de expurgo das emoções, criado por Sócrates, mostra que a elaboração formal é o que menos interessa, lembre-se que estamos nom romantismo, não que não haja preocupação com a forma, mas o mais importante é liberar/expressar a emoção.
D- Resta-nos então a letra D como ALTERNATIVA CORRETA, cita os princípios românticos, do nacionalismo e do ufanismo que é exatamente o deslumbramento que leva à exaltação, marcarias essa e já caminharias mais um pouco para comemorar, espaço no blog é que falta para tuas catarses festivas. BOA SORTE, e espero ajudar sempre.
1 Comments:
professor, que coisa boa poder te ler, ainda que em comentários de vestibular...
adoro tuas aulas e o teu 'eu'.
beijos com ternura da tua aluna (que talvez tu nem te recordes de onde é...)
adieu
By
Camila Queiroz, at 3:19 PM
Postar um comentário
<< Home